terça-feira, 30 de agosto de 2011

Amaranth - Nightwish

Quem curte Nightwish com certeza já ouviu essa música, que durante um bom tempo liderou o ranking musical em vários países europeus.
Quando ainda pensava em ter um blog, prometi que um dia faria a análise do clipe, então aí vai. Pra quem não conhece, vale a pena assisti-lo, um dos mais bonitos que já vi.



O vídeo foi baseado em uma pintura de 1903, intitulada “Wounded Angel”, do artista finlandês Hugo Simberg.

O clipe começa com um homem e um menino (pai e filho, ou irmãos, talvez) que se deparam com um anjo caído próximo ao rio, com os olhos sangrando. Eles prontamente ajudam a bela criatura, lhe fazendo uma venda como curativo e improvisando uma maca. Decidem levá-la (usei o feminino, pois apesar da suposta ausência de sexo angelical, no clipe se vê que é uma anjinha... e das mais bonitas........), e no caminho passam por um vilarejo onde os campônios olham com extrema desconfiança. O desfecho acaba sendo trágico (ou não, vide as interpretações) para o anjo, tendo a casa onde estava incendiada pelos furiosos moradores do vilarejo.
A música permite diversas interpretações. A começar pelo título. Amaranth, ou amaranto é uma flor, cuja origem remonta uma lenda grega sobre um caçador, que seria amante e parceiro de caçadas de Artemis. Tendo enfurecido o deus Poseidon, Amaranth foi tragado por uma gigantesca onda, mas Artemis transformou o amado em uma flor que nunca murcha (remetendo ao Never fading da canção).
Eu tenho uma interpretação simbólica muito particular da música. Particular, pois cada pessoa pode tirar o que quiser dela, achar tantos símbolos quanto possível e levar aquilo para sua vida da forma que for. Ou simplesmente ouvir a música e passar para a próxima do playlist...
Mas enfim, quando a ouço, tenho uma sensação de que acima de tudo, ela fala de redenção (igual a Nemo, que comentarei futuramente). O trecho “Never fading rain in your heart/ The tears of snow white sorrow” me sugere que o rancor, as coisas ruins de meu coração, são como a chuva que nunca esmorece, são a razão da tristeza de alguém que quer se arrepender, ou seja, as lágrimas puras como a neve branca (ou lágrimas da Branca de Neve, consagradamente a personagem mais inocente da história da humanidade, julgo eu...).
É interessante notar também a complementação da música com o clipe. No vídeo, quando  os dois rapazes passam com o anjo pelo vilarejo, as pessoas os encaram com extrema desconfiança. Possivelmente consideraram que o anjo caído só poderia ser algo demoníaco. O detalhe, é que todos os aldeões são pessoas idosas, o que pode ser uma referência ao preconceito, as idéias ultrapassadas e a fé cega: “You believe, but what you see/You receive, but what you give”. Outra coisa que pode ser bobagem minha, mas acho que não foi à toa, é o fato de eles passarem pelos aldeões enquanto cruzam uma ponte.  A ponte é um símbolo de transição, conexão entre duas realidades. No caso, é na ponte que o ser caído se confronta com o mal, que invariavelmente o conduzirá para a prova máxima e a recompensa.
E por fim, quando os aldeões tiram a força os dois rapazes da casa e a incendeiam com o anjo dentro, vejo ali a catarse, o momento crítico onde o anjo, alcançando a redenção, ascende novamente para o céu. Simbolicamente, o fogo representa a purificação, a prova suprema, o INRI: Ignis Naturae Renuvatur Integram... Para mim, um final feliz (exceto para os dois protagonistas, que tiveram a casa queimada...).
Então, posso ter sido extremamente viajado nessa análise, mas eu consigo ver tudo isso nessa música. Ela se tornou muito especial para mim, pois a primeira vez que assisti o clipe, fiquei um tanto perturbado com a historia que se desenrolou nos quatro minutos de canção. Senti uma conexão estranha, coisa que poucas músicas podem fazer.

A ponte eu já atravessei... 2008...

3 comentários:

Luís Felipe disse...

eu curto nightwish... nem imaginava que a música tivesse tantos significados assim !

Anônimo disse...

Otimo, perfeita analize, estava tentando entender melhor a musica, q eh meia confusa, gosto mt dela, por isso resolvi pesqisar, me ajudou mt, vlw ;D

Unknown disse...

Que bonita historia estava buscando el significado del nombre de mi Madre que es
Amarith ,encontro una bonita historia como esta no encontre el nombre de mi madre pero encontre una linda historia !!!en hora buena por todo el texto.
Gracias por compartir