quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O tempo na ponta da caneta

Uma das melhores decisões que tomei na vida, durante este um quarto de século, foi em 2008, quando adotei uma agenda e passei a registrar todos os compromissos e desejos do ano corrente.
No começo, não tinha tantos deveres e a agenda servia quase que unicamente como um diário. Com o passar dos anos ela foi ficando cada vez menos poética e mais pragmática (além de muito mais cheia). Além disso, a cada página inicial, escrevo metas muito claras para cada ano e me esforço por cumpri-las. Acredito que muito do que me tornei e consegui se deve hoje a estes objetivos escritos (exemplos de algumas das metas cumpridas desde lá: tirar habilitação, doar o equivalente a um dia de trabalho, comprar uma moto, conhecer a serra catarinense, fazer o curso de socorrista, participar de no mínimo dois concursos literários por ano e por aí vai).
Hoje, no ritual que realizo para abandonar uma agenda e adotar outra, revi todas as agendas desde 2008 e tive uma saborosa sensação de progresso. Engraçado ver como eu pensava diferente há cinco, seis anos atrás e como foi bom sentir que evoluí. Mais do que um caderno de lembretes e compromissos, nessas agendas estão parte da minha história, desde meu período mais sombrio até o dia que “resetei” minha vida, em 25 de junho de 2010. 
Fica um conselho pra você, que leu isso até o final. Se não tem, compre uma agenda e torne por hábito usá-la. Desde as pequenas tarefas até os grandes sonhos. E veja as engrenagens girando, além de nunca mais ser invadido pela desconfortável sensação de: “O ano passou e eu não fiz nada!”. Você verá que fez sim. E muito!

Nenhum comentário: