segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Uma criança e seus heróis #01


Qualquer documentário sobre adolescentes – do bom ao besta – ressalta a necessidade do dito cujo se identificar num grupo e construir sua personalidade em cima de certos ídolos, projeções daquilo que ele deseja ser e que por isso mesmo admira e imita. Comigo não foi exceção.
Tive muitos modelos, reais e imaginários, que adotei desde os tempos de meninice até hoje, quando me confronto com o – nem sempre legal – fato de ser dono do meu próprio nariz. Hoje, especificamente, vou dedicar uma homenagem aos meus heróis fictícios. Um post para cada um deles. Obviamente, tive muitos outros modelos, mas os que eu mencionarei tiveram especial participação em muita coisa que tomei para mim como norte.
Que comece, então, as homenagens de uma criança aos seus heróis...

Frog
 (do game Chrono Trigger, da Square)

Chrono Trigger é um jogo de RPG para Super Nintendo, muito antigo e famoso. Comparado com os exuberantes jogos de hoje, pode até parecer simples, mas foi uma revolução na época de seu lançamento, e até hoje é cultuado e considerado um dos melhores jogos de videogame já feitos. Nele, conta-se a história de Chrono, um garoto que acaba se aventurando em diversas épocas entre passado e futuro, colecionando aliados e inimigos, e decidindo o futuro do mundo. O enredo parece simples, mas a complexidade que a história vai tomando ao longo de suas várias horas de jogo é surpreendente.
Durante uma dessas jornadas pelo tempo, perdido na Idade Média, Chrono conhece Frog, um cavaleiro com cabeça e trejeitos de sapo. Esse carismático e esquisito guerreiro já foi um humano, chamado outrora de Glenn. Que, quando criança, era um garoto mirrado e fraco, alvo de todos os valentões, até ser “adotado” como irmão mais novo por Cyrus, um corajoso aspirante a cavaleiro.
A amizade entre ambos cresce ao longo dos anos, quando Cyrus se torna efetivamente o maior cavaleiro do reino de Guardia e convence o amigo e protegido a se juntar também às fileiras. Glenn é mais calmo e cauteloso. Devido à infância traumática, guarda receio de lutar pelo medo que tem de machucar as pessoas. Até o dia que ambos partem para a mais importante missão.
Viajando atrás de uma relíquia roubada pelo Rei Sapo, Glenn e Cyrus acabam se confrontando com Ozzy e Magus. Impiedosos, os vilões matam Cyrus. E Glenn, impotente perante a situação, e se achando um covarde por isso, é amaldiçoado, e acaba caindo de uma cachoeira. Ele acorda um tempo depois, não mais como humano. Mas como um sapo humanóide. E desde então, passou a viver recluso, até que uma década depois, seu caminho cruzou com o de Chrono e seus amigos, o levando para uma viagem onde teve a chance de se redimir por sua covardia, se desculpar perante o falecido amigo e voltar a ser humano. Dentre todas as cenas magistrais protagonizadas pelo sapinho, a que considero a mais dramática e memorável é seu reencontro com Cyrus, na antiga tumba amaldiçoada. Sim, sou um pirralho retardado. Todas as vezes que assisti essa cena, eu chorei. Pronto, falei.


Frog é um símbolo da Cavalaria. Sua lealdade a rainha Leene é ferrenha. Seus modos são corteses e seu comportamento é sempre retilíneo. As suas falas são todas em inglês arcaico, uma jogada genial, que enriqueceu seu personagem. E a história dele é de longe, a mais emocionante dentre os sete protagonistas de Chrono Trigger.
Criancice descarada vinda de um marmanjo? Com toda a certeza. Mas até hoje guardo Frog como um exemplo positivo e emulador, que me acompanhou durante a tormentosa adolescência e hoje permanece carinhosamente em minhas memórias. Tanto é que escolhi sua música tema como a trilha de entrada em minha formatura de soldado bombeiro, há quase dois anos...

Mas e afinal, Frog volta a ser humano? O jogo Chrono Trigger possui dezenas de finais, dependendo das decisões que o jogador toma, mas parece que no final oficial, adotado pela Square – e carinhosamente pelos fãs –  ele volta a ser o humano Glenn, e retoma seus serviços à rainha Leene e o reino de Guardia, com todas as honras e méritos...

Méritos estes por ser apenas um personagem fictício, mas cuja história trouxe um brilho a mais nos olhos de um garoto – fissurado por videogame – que também se achava um sapo. E que também sonhou ser cavaleiro...

"Lower thine guard, and thou'rt allowing the enemy in." (Baixar a guarda é um convite ao inimigo)
Frog/ Glenn

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente o Frog é um personagem com uma historia super fantástica, e muito bem planejada para o enredo do jogo. Apesar de ser um personagem de um simples jogo de 95, com certeza ele é respeitado e pelos seus milhares de fãs pelo mundo dos gamers. Frog é foda!!!!