sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Uma camiseta e uma espada





Em meados de 2009 passei por um período de renovação marcante. Em total decadência na minha faculdade, reprovado no terceiro ano de Física, já não tinha motivação nenhuma para estudos e aos poucos me tornei uma criatura, que tanto professores e colegas tinham medo. Não conversava com ninguém e nunca dava risada. O meio acadêmico tinha me tornado paranóico, por vários motivos que não convêm citar aqui.
Foi nesse período que surgiu uma fagulha. Convidado por um colega, experimentei uma aula de uma nova arte marcial na cidade, de origem argentina, mas raízes e tradições orientais. Bugeiko, cuja tradução seria a arte do guerreiro tradicional. Diferente de outras escolas, não treinava competidores, arraigava uma filosofia profunda e exigia um comportamento reto e muitas mudanças na vida de seus praticantes. Começava aí a minha...
Pratiquei Bugeiko por mais de um ano até o fatídico adeus de minha cidade, quando fui residir em Maringá.  Consumido de saudades, restaram as lembranças de uma vida que tive durante um ano, onde ganhei uma nova filosofia, evoluí fisicamente e tive uma família – mais uma irmandade –  cujas lembranças mais fortes estão em minha espada de madeira, “o olho da escuridão”, presente de meu mestre Kyoshi; e minha surrada regata “Bugeiko Brasil”, hoje desbotada e fedorenta, mas dona de um espírito que me torna valente e sincero, forte e benevolente.





Passei muita coisa dentro daquele dojô, tantas que merecia um blog a parte para contar tudo. Mas minha principal intenção neste post é prestar uma breve homenagem aos mestres e alunos que foram meus companheiros de guerra num período tumultuado de minha vida, e que, apesar de não poder mais praticar a arte, ela me deixou uma boa e profunda cicatriz na alma.


Domo Arigato Gozaimashita, Inzando Ryu!!

Nenhum comentário: