quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Por Deus, pela Pátria, por DeMolay # 01


Dia 30 de setembro completei 23 anos de caminhada. Entretanto, esse número não é lá muito relevante para mim. Para os membros mais devotados da Ordem DeMolay, depois de completar 21, cada aniversário passa a ser uma referência de quanto tempo você é Sênior DeMolay. Lá se foram dois anos...
O maior desafio de um Sênior nunca foi escrito. Pelo menos nunca vi nem ouvi falar em alguém que tenha registrado essa turbulenta passagem para a vida adulta. Por isso o que passei e passo têm sido tão desafiador e complicado.
Tudo que a Ordem me ensinou pode facilmente ser sufocado por um mundo tentador e hedonista. Manter viva as sete virtudes como um adulto é um desafio digno de Cavalaria.

Manter o amor filial vivo mesmo tão longe de minha casa e minha família;

Manter a reverência pelas coisas sagradas mesmo quando o mundo me oferece tantas alternativas de fé e meu coração fica confuso no meio de tantos “caminhos corretos”;

Manter a cortesia mesmo quando o militarismo me embruteceu e o trabalho me estressa a ponto de ser grosso com colegas de farda e civis;

Manter o companheirismo mesmo quando não me sinto tão a vontade em confiar em pessoas que não foram iniciadas comigo, sabendo que a vida vai muito além do templo;

Manter a fidelidade mesmo quando tudo: TV, internet, revistas, meu círculo social, mostram um estilo de vida descompromissado, infiel, sem noção, que sopra em minha mente, lutando e me contaminando;

Manter a pureza mesmo quando a maioridade se torna sinônimo de liberdade absoluta e tudo conspira para me dizer que minhas convicções não são coisas de “homem de verdade”: abstinência de álcool e outras porcarias, virgindade, cautela nos relacionamentos...

Manter o patriotismo mesmo quando sou tachado de louco por amar um país de tantos corruptos, em todas as áreas, e pior ainda, quando começo a me perguntar se não estou realmente sendo tolo em acreditar na minha bandeira.

Pode parecer assustador mencionar tudo isso, mas assim o é. Entretanto, o que minha adolescência dentro da Ordem moldou em mim são as armas para lutar contra tudo isso. É assim que eu desejo me tornar um adulto de virtudes e limar, pouco a pouco, as nuances negativas de meus comportamentos, palavras e ações...

... for “None walketh the path that divides night from Sir Knights”…


Juramento Público dos Seniores (DeMolay Alumni)
Eu, Fábio Batista Lara, juro e prometo que a partir dos meus atos, postura e comportamento, transmitirei confiança à minha comunidade, sendo um referencial de liderança aos mais jovens e um exemplo aos homens de bem.
Juro dedicar-me à participação de trabalhos voluntários e de assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna.
Prometo envidar todos os meus esforços no sentido de colaborar com desenvolvimento da Ordem DeMolay, e perante todos reconsagro-me aos grandes ideais desta Ordem, reafirmando todos os juramentos e promessas feitas durante as cerimônias pelas quais passei.
Assim Deus me ajude!

Nenhum comentário: