quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Corra, garoto, corra!



Guarapuava é um lugar frio, cinzento, mas me traz a aconchegante lembrança de ser minha casa. Maringá é quente, verdejante, e alegre. Campo Mourão – apesar da violência desproporcional para seu tamanho – é uma cidade simples, quieta e constante.
São José dos Pinhais não é nada disso.
Procuro manter o hábito de correr nas saídas de serviço, pois geralmente pela manhã estou mais animado e o tempo está agradável. Lá em Campo Mourão eu fazia o trajeto até o Parque do Lago, que como mencionei anteriormente – em outro post – é um lugar bem vazio no período matutino, o que, em minha opinião, aumentava sua beleza. Aqui em São José dos Pinhais é muito diferente. Saio do Aeroporto Afonso Pena (onde fica o posto que trabalho) e corro até o quartel central do 6º GB, onde descanso brevemente e volto. O trajeto, mesmo nos dias ensolarados, parece desbotado. Indústrias, fábricas, carros. Não que seja feio, mas é diferente. Não é um lugar de tons verdes e atmosfera de lazer e silêncio. É um lugar de trânsito, trabalho, combustível, metal e eletricidade. Certo trecho da corrida eu passo pela Avenida das Torres, que, como o próprio nome diz, é onde estão as torres de transmissão de energia da cidade e região. A combinação de todos esses fatores cria uma sensação de indiferença, algo não tão bom quanto as corridas em volta do Parque do Ingá, por exemplo. Mas ainda assim, sou presenteado com gratas surpresas, que melhoram e muito minha atividade física. A primeira delas é quando dobro da Avenida das Torres para a Rui Barbosa. Nesta esquina está a fábrica da Nutrimental, e sempre que passo por ali, mesmo de moto, sinto um indelével e delicioso cheiro de farinha de arroz (ou um cheiro semelhante à farinha láctea). O aroma é tão agradável que chega a me dar mais energia para correr. Além disso, tem uma placa gigante com a campanha da empresa “Eu quero viver bem” que traz seis medidas para uma melhor qualidade de vida. As tais medidas são simbolizadas por desenhos simples em círculos coloridos e não trazem nenhuma inscrição. Me divirto arranjando interpretações completamente retardadas para os desenhos, a citar: um yin yang, um coração, uma folha, uma fava de trigo, um tênis e três bonequinhos iguais aos do MSN...
-Minhas deduções: adote uma religião oriental; namore; coma salada; coma cereais; não ande descalço e use Messenger.
-Observação paralela: se você tem curiosidade em saber quais são realmente essas seis medidas, acesse: euqueroviverbem.com.br. A campanha é realmente muito boa e decente!
-Observação paralela 2: não, a Nutrimental não me pagou nada para fazer essa propaganda. Eles nem sabem que eu existo.
Continuando com a corrida...
Alguns quarteirões à frente, é possível ver uma das cabeceiras da pista do aeroporto, olhando para a direita, logo depois da cerca perimetral que separa o aeroporto da avenida. O fluxo de aviões pousando é quase constante e, algumas vezes, enquanto corria por esse trecho um avião pousava, passando bem acima de minha cabeça numa altura relativamente baixa. Olhar para cima enquanto aquela monstruosidade passa zunindo é outra experiência sensorial absurdamente simplória, mas única!
Encontrar a pequena beleza desses momentos é o que tem mantido minha cabeça no lugar, enquanto os dias passam caudalosos na Capital e seus arredores. Além disso, tenho cultivado outros hábitos nos dias de folga, como ler desesperadamente e andar bastante de moto por lugares notáveis. Coisas que me renderam os melhores momentos por aqui, até agora, mas que compartilharei no próximo post, que desta vez, prometo publicar em breve!

Nenhum comentário: