domingo, 29 de janeiro de 2012

Filosofia da Estrada # 02

Ao final de cada ano tenho o hábito de escrever metas bem definidas para serem cumpridas durante os meses vindouros, e fico feliz, pois consigo cumprir grande parte delas com êxito. Algumas envolvem coisas mais comuns, como tirar a carteira de motorista (meta cumprida ano passado) e comprar um violão; outras são mais ousadas, como participar de um triathlon e escrever um livro em um mês; já outras são completamente piradas, tipo ordenhar uma vaca e voar de asa delta. Na categoria das metas piradas, cismei que esse ano iria praticar cicloturismo, que é simplesmente viajar de bicicleta. Meu primeiro destino será algo simples, que é ir até Maringá, num trajeto de cerca de 93 km e voltar no dia seguinte. Quero cumprir essa meta já em fevereiro e não tenho poupado esforços (e despesas) no planejamento minucioso da viagem, a fim de evitar problemas e imprevistos.
O interessante dessa história foi o ocorrido há dois dias atrás, quando um bombeiro de Santa Catarina chegou no nosso quartel (em Campo Mourão) de bicicleta. Nossa identificação foi quase imediata. Paulo Cesar Gaiovis (nem sei se escreve assim, só lembro que ele comentou que o nome era pra ser Gaiovics ou Gaioviks, mas erraram no cartório... acho que eu também erraria...) simplesmente saiu de Terra Nova do Norte – MT, e seguia destino até Videira – SC, num trajeto que até então já tinha somado mais de 2000 km. O que senti foi um misto de admiração e vergonha, pois ele já viajava há dias, carregando barraca e demais utensílios num bagageiro feito com uma tábua enquanto eu fazia um verdadeiro planejamento de Sistema de Comando de Incidentes para chegar a uma cidade vizinha...

Independente disso, desejo sorte e proteção pra esse bombeiro maluco. A jornada dele só serviu pra jogar mais gasolina na minha fogueira de viajante ciclista, e espero que Maringá seja apenas o início de outras jornadas, divertidas e silenciosas, com o vento no rosto e uma longa estrada adiante. E que sirva de incentivo para saber que nós somos muito mais fortes e capazes do que imaginamos. Ora pois, o que são 2000 km de bicicleta?!
Um veículo limpo, saudável e barato (e nas cidades, até mesmo mais ágil que o turbilhão de carros engarrafados...).
É por isso que eu digo e repito: pare de se fingir de morto e vá pedalar!!

3 comentários:

José Lucas disse...

a loco fabio, ta perdendo até pra mim, que ja viajei pra colonia vitoria de bike(22km)!!! (na verdade isso nem é viagem, pois as colonias ficam dentro do municipio...) mas pra mim foi uma grande jornada, pois sou gordo e sedentario...
e boa sorte ao paulo cesar!!

Adriano Schuerman disse...

Esse gaiovis não tem geito e um cara admiravel trabalhei com ele em videira abraço aos amigos que acolheram esse mano de farde

Anônimo disse...

Bom dia meu amigo!!!
Gostei de seu comentário, tu escreve muito bem.
Contando mais de minha viagem, digo-lhe que cheguei segunda feira as 15 Hrs da tarde, deu maior ibope, matéria de jornal e tudo mais, olha na soma final deu mais de 2800km, difícil de imaginar eu fazendo isso de novo, mas felizmente a viagem foi um sucesso, perfeita, sem imprevistos, pois se Deus esta conosco nada dará errado.
E o lema é este:
Enquanto o sol brilha a gente pedala.
Paulo César Gaiovis