terça-feira, 5 de março de 2013

Um dia desses # 08


O quartel onde trabalho, no aeroporto, é uma construção retangular com um jardim interno, que abriga dois pés carregados de romãs, o que muito me agradou (por motivos explícitos e outros nem tanto .’.). No começo eu não prestava muita atenção, mas no decorrer dos vários serviços que tirava ali, notei o zelo com que alguns bombeiros tratavam um casal de sabiás-do-campo, entre outros passarinhos, que passavam ali pelo jardim. Bem no centro da grama, entre as duas árvores, há um pequeno bloco de concreto, e diariamente um ou outro colega de serviço cortava algumas frutas e as deixava por ali, para o deleite da passarinhada. E o que no começo era apenas uma observação, tornou-se um hábito para mim também.
Assim que entrava de serviço, e após os testes de rádio e viaturas, eu cortava uma banana ao meio e deixava no bloco, assim como outras pequenas frutas. Em poucos minutos, voltava lá e via a banana toda bicada, ou, em dias com mais sorte, conseguia até mesmo chegar perto do casal de pássaros enquanto eles comiam.

Fui pegando os hábitos deles. Adoravam bananas. Melancias até certo ponto. Mas não gostavam de romãs. E entre uma e outra refeição que eu cedia aos bichinhos, ouvia constantes chacotas dos outros bombeiros, que diziam que, em pouco tempo, esses sabiás não conseguiriam mais alçar voo de tão gordos que eu estava os deixando.
Mas então, passou a época de carnaval. Como eu tirei vários serviços no feriadão para meus colegas, eu poderia usufruir alguns dias de folga, o que aproveitei para regressar a Guarapuava e reiniciar meus estudos na faculdade (coisa que inclusive, é o tema do próximo post). Após todos esses dias, e de volta a São José dos Pinhais, novamente arrumei o banquete para os pequenos sabiás, na esperança de fotografá-los mais de perto. Mas eles já não estavam mais por ali... E desde esses dias, as bananas cortadas ao meio permanecem incólumes, pois lá se foi o casal de pássaros, que eu aprendi a gostar. Senti um aperto bem de leve no peito. Pois tinha me afeiçoado aos bichinhos...
E ao mesmo tempo de sua ida, os pés de romãs estão começando a secar, nos primeiro tons de dourado e marrom...
O outono está vindo...